Sem Reserva | 21/08/20

21/08/20 - 15:00

CALENDÁRIO

Com a mudança no calendário eleitoral após a promulgação da Emenda Constitucional 107/2020, as convenções partidárias poderão ocorrer a partir do próximo dia 31. Este tipo de evento, que antes era sinônimo de aglomeração e festividades, terá de ser adaptado à realidade da pandemia do novo coronavírus. Os partidos têm até o dia 16 de setembro para a escolha dos candidatos.

 

FORA DO AR

Desde o último dia 15 as redes sociais da Prefeitura Municipal estão fora do ar. A medida atende exigências da Lei Eleitoral. Apenas informativos de utilidade pública, como o boletim epidemiológico diário da Covid-19, estão sendo publicadas no site oficial e também no YouTube.

 

FAKE NEWS

Uma verdadeira fábrica de perfis fakes em redes sociais está instalada em Sete Lagoas. Apoiadores dos principais pré-candidatos a prefeito se escondem atrás de figuras fictícias para atacar adversários dos seus escolhidos. Certamente uma prática que vai gerar dor de cabeça no próximo pleito.

 

LINHA DE FRENTE

Provavelmente, a estrutura mais forte de todos os comitês será formada pelo corpo jurídico. A judicialização da campanha já foi uma realidade nas últimas disputas e, com a implantação de regras mais rígidas, certamente vai aumentar o número de processos protocolados no Cartório Eleitoral.

 

EM BUSCA DE PODER

Com o avanço do calendário eleitoral, servidores municipais que vão concorrer ao cargo de vereador foram afastados ou exonerados do cargo no último dia 14. A surpresa foi o grande número de baixas em todos os escalões da administração. Contando administração direta e o SAAE, são mais de 40 pré-candidatos.

 

TEM QUE TRABALHAR

Os servidores municipais que disputarão a eleição saíram de vários setores. A maioria das baixas foi nas secretarias de Administração, Educação, Guarda Municipal e SAAE. Servidores efetivos continuam recebendo salários, mesmo com o afastamento. Porém, a campanha e o trabalho de cada na eleição, assim como os votos, serão monitorados pelo Ministério Público, que tenta barrar candidaturas fantasmas ou para mero preenchimento da cota partidária.

 

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

O vereador Ismael Martins - PSD, em resposta à nota publicada na semana passada, explica que a movimentação ocorrida em seu gabinete foi devido ao fato de a população do bairro Lontrinha buscar informações de como seria o procedimento para regularização fundiária na região. “Isso porque venho trabalhando intensamente junto à Prefeitura para a regularização do referido bairro, tornando-se referência no assunto para os moradores”, afirmou.

 

CURRÍCULOS, NÃO

Ismael disse ainda que todos que procuraram o gabinete com o currículo, em busca de emprego nas vagas em aberto na Saúde, foram orientados a se dirigir até o setor responsável na Prefeitura. “Ressaltamos que todos os atendimentos no gabinete têm sido feitos de acordo com as normas estabelecidas durante a pandemia. E não recebemos currículos de candidatos que almejam vagas de emprego na Prefeitura”, frisou.

 

Celso Martinelli

Veja Mais