Araxá terá fábrica de aviões de passageiros e cargas pesadas

O empreendimento vai focar em aeronaves pequenas, de baixo custo de operação e manutenção; as obras devem durar dois anos

03/06/21 - 17:29

Empresa vai produzir ATL-100, bimotor turboélice para uso comercial e militar. Foto: Desaer/Divulgação
Empresa vai produzir ATL-100, bimotor turboélice para uso comercial e militar. Foto: Desaer/Divulgação

É destaque no portal O Tempo desta quinta-feira (3) , em reportagem de LETÍCIA FONTES, instalação de fábrica de aviões em Araxá, com investimentos na ordem de US$ 100 milhões. Veja abaixo: 

"O Brasil terá mais uma fabricante de aviões, e desta vez a empresa ficará em Minas Gerais. A Desaer (Desenvolvimento Aeronáutico) pretende construir uma fábrica ainda este ano em Araxá, no Alto Paranaíba, com investimentos da ordem de US$ 100 milhões. 

As obras devem ter início no segundo semestre e durar até dois anos. A expectativa é que sejam gerados 1.250 empregos, entre diretos e indiretos, com o novo empreendimento. As perspectivas são que a empresa ocupe uma área construída de 96 mil metros quadrados e que sejam produzidas, inicialmente, quatro aeronaves por mês. A nova unidade da empresa ficará no aeroporto de Araxá.

PUBLICIDADE

Pequeno porte

Formada em São José dos Campos por ex-funcionários da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), a startup pretende focar um novo nicho, o de aviões de pequeno porte. 

Segundo Evandro Fileno, CEO e um dos sócios-fundadores da Desaer, a proposta é que a aeronave tenha baixo custo de aquisição, operação e manutenção e possa ser utilizada no transporte de cargas e passageiros, além de atender as demandas das Forças Armadas e do transporte regional. 

A aeronave desenvolvida pela empresa, ATL-100, é um bimotor turboélice para uso comercial e militar, com capacidade para transportar 19 passageiros, 12 paraquedistas ou até três contêineres de 2,5 toneladas, os mesmos que são utilizados em aviões cargueiros de grande porte. O modelo se assemelha a um tipo de avião que a Embraer parou de fabricar em 1990, quando encerrou a produção do EMB-110 Bandeirante.

“Estamos buscando um mercado que as empresas não atendem hoje, uma vez que em sua maioria são produzidos aviões maiores, acima de 70 lugares. A ideia é que possa ser uma aeronave que atenda pequenas cidades. Não adianta colocar um avião de cem lugares em locais que não têm essa capacidade de receber”, explicou Fileno, que trabalhou por mais de 20 anos na Embraer. 

Ainda de acordo com Evandro Fileno, este é um setor carente por novidades e produtos modernos. “Atualmente, todos os produtos disponíveis nesse segmento são projetos das décadas de 1970 e 1990, ou até mais antigos. Estamos desenvolvendo uma aeronave de última geração para a categoria dos aviões utilitários”, afirmou."

Fonte: https://www.otempo.com.br/economia/araxa-tera-fabrica-de-avioes-que-pode-gerar-1-250-empregos-1.2493645?utm_campaign=newsletter_diaria_-_362021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Veja Mais