Sábado tem Cruzeiro e Ponte Preta em Sete Lagoas, na "Arena Buser" - após rebatismo

Cruzeiro estuda jogar o restante da temporada 2021 na Arena do Jacaré

09/09/21 - 18:55

Torcida do Cruzeiro em dia de jogo na Arena. Foto: Arquivo/globoesporte.com
Torcida do Cruzeiro em dia de jogo na Arena. Foto: Arquivo/globoesporte.com

Por Roberta Lanza

Às 11h deste sábado (11), a Arena do Jacaré abre suas portas para sediar o jogo entre Cruzeiro e Ponte Preta, pela 23ª rodada da Série B. Esta será a primeira partida aberta ao público, desde o início da pandemia da Covid-19. A flexibilização de eventos esportivos com público se deu pela queda significativa dos casos da doença na cidade. Hoje, Sete Lagoas está há uma semana sem registro de mortes e com 22.8% de lotação de leitos de UTI. O estádio deve receber cerca de 5.400 mil torcedores, 30% a menos de sua capacidade total, superior a 18 mil lugares. 

O time celeste jogou com a presença de torcida contra o Confiança, no dia 20 de agosto no Mineirão. Porém, a prefeitura de Belo Horizonte reprovou os protocolos de prevenção contra a Covid e voltou atrás, proibindo jogos com público. O Cruzeiro entendeu por bem que poderia em outro estádio contar com o apoio de sua torcida. Por isso, a escolha pela Arena do Jacaré. 

Para assistir à partida, os interessados devem apresentar comprovação de vacinação completa (duas doses ou dose única há no mínimo 15 dias) ou teste impresso RT-PCR / teste rápido com resultado negativo (os comprovantes serão recolhidos) para Covid até 72 horas antes do evento. Quem tomou as duas doses, ou a dose única da Janssen, fica isento de apresentar o teste de Covid-19.  A Arena contará com o apoio da Guarda Civil na conferência de exames e cartão de vacinação e também com a Polícia Militar na fiscalização de possíveis aglomerações. 

O Cruzeiro ainda pretende criar uma plataforma em conjunto com laboratórios parceiros para que o exame feito pelo torcedor já seja encaminhado ao clube. Isso poderá ser feito pelo laboratório ou pelo próprio torcedor, evitando assim qualquer tipo de problema na conferência dos testes na chegada ao estádio. 

Além da capacidade reduzida para 30%, ainda são exigidos outros protocolos como a obrigatoriedade do uso de máscara, fluxos de entrada e saída definidos, álcool 70% ou solução sanitizante em pontos estratégicos e a identificação de assentos que não podem ser utilizados para cumprimento do distanciamento social. 

Estão proibidos a venda e consumo de bebidas alcoólicas e alimentos nas dependências do estádio, assim como o comércio ambulante em seu entorno e o uso de espaços próximos a alambrados ou parapeitos. A torcida será obrigatoriamente única (do time mandante do jogo) e os portões serão abertos com a antecedência mínima de três horas do início da partida, com fechamento até o final do primeiro tempo. O clube celeste promete ainda reforçar as campanhas de conscientização sobre a necessidade do uso de máscaras e do distanciamento social na Arena do Jacaré.

Os ingressos estão sendo vendidos no site do Cruzeiro (www.cruzeiro.com.br) a partir de R$30 para meia e ingressos solidários. Para estar apto ao ingresso solidário, o torcedor deverá doar um 1kg de alimento não perecível a ser entregue na entrada do estádio.

Rebatizado
Após assinar patrocínio com o Cruzeiro, a startup mineira Buser, hoje considerada a maior plataforma de intermediação de viagens rodoviárias do país, decidiu estender seu apoio à Raposa anunciando que uma de suas ações será apadrinhar a revitalização da Arena do Jacaré. O investimento está garantido para a melhoria do gramado e estrutura geral do estádio. Além da reforma, a Buser também planeja lançar outras ações, como sorteio de ingressos para os jogos.

Em contrapartida, a marca ganha o direito de rebatizar o estádio, que a partir de agora passa a se chamar Arena Buser. O nome foi escolhido em ação do Cruzeiro no Twitter, com participação dos torcedores. A enquete trazia três nomes já pré-selecionados: Toca Buser, Arena Busão Livre e Arena Buser. A mudança do nome do estádio já começa a valer no próximo sábado (11).  

O Cruzeiro avalia a possibilidade de mandar mais partidas da Série B na Arena do Jacaré. A confirmação é do presidente da Raposa, Sérgio Santos Rodrigues. Os jogos contra a Ponte Preta (neste sábado) e Operário (dia 16) servirão como “termômetro” para a definição.

Capacidade
O Cruzeiro tem tudo para receber 5,4 mil pessoas na Arena do Jacaré no sábado, às 11h. Na quarta-feira, o Democrata, proprietário do estádio, recebeu laudo de engenharia favorável à ampliação da capacidade total do estádio. Com o parecer favorável (da ampliação total de 13 para 18 mil), já será possível promover a ampliação da capacidade. O clube de Sete Lagoas aguarda a visita do Corpo de Bombeiros entre a tarde desta quinta e a manhã de sexta para "ratificar" o parecer. Com isso, o Cruzeiro poderá ampliar a carga de ingressos de 3,9 mil para 5,4 mil com a capacidade total ampliada. O técnico Vanderlei Luxemburgo, inclusive, já citou que espera os "seis mil" na Arena diante da Ponte Preta.

Veja Mais