Saúde Ocular

Catarata

24/03/23 - 09:25

Por Dra. Bárbara Soeiro Monteiro

A catarata representa a maior causa de cegueira reversível no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 40% dos 45 milhões de cegos no mundo têm sua baixa visual decorrente dessa condição.  
O termo “catarata” é utilizado para fazer referência à perda de transparência do cristalino, lente situada atrás da íris. Esse processo pode ocorrer em qualquer estágio da vida, desde o nascimento (catarata congênita) até idades mais avançadas (catarata senil). A catarata senil é a forma clínica mais comum e resulta do processo de envelhecimento do cristalino. 


Tabagismo, exposição à luz ultravioleta, uso crônico de corticóides, diabetes e alcoolismo são fatores de risco para a ocorrência da doença. 


O tratamento cirúrgico está indicado quando há comprometimento da qualidade visual e consiste na substituição do cristalino opacificado por uma lente intraocular transparente.


Os primeiros relatos sobre a cirurgia de catarata foram descritos em um livro publicado na Índia, provavelmente 600 anos antes da era cristã. As técnicas cirúrgicas empregadas inicialmente eram bem primitivas e sofreram grande evolução ao longo do tempo. 


A introdução da técnica de facoemulsificação pelo norte-americano Charles Kelman na década de 1970 e a fabricação de lentes intraoculares dobráveis permitiram uma revolução na cirurgia de catarata. Tais inovações tecnológicas possibilitaram a realização da cirurgia com incisões muito pequenas, o que contribui para uma recuperação visual mais rápida e um retorno às atividades físicas mais precocemente no pós-operatório.
 

Dra. Bárbara Soeiro Monteiro

Instagram: @barbaraoftalmologia
CRMMG 65160 / RQE 41883
Médica graduada pela UFMG e especialista em
oftalmologia pela Santa Casa de BH. Preceptora dos
departamentos de catarata e de córnea e lente de
contato da Santa Casa de BH. Membro titular
do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
3152-4300 / R. João Anastácio, 269, 2º andar.
 

Veja Mais