Saúde e Estética

Riscos do aumento de glúteos com PMMA

17/11/23 - 09:40

Por Dr. Bernardo Teixeira

Muitas pessoas percorrem uma longa jornada para encontrar uma forma de aumentar os glúteos naturalmente, porém os exercícios e alimentação podem não ser o suficiente para alcançar o resultado desejado. Se não por isso, alguns desistem dos métodos naturais por causa do tempo de espera para ter o glúteo dos sonhos. E é então que surge a ideia da bioplastia de glúteos, que promete ser uma forma rápida e eficaz para o aumento da região, porém não se engane.


O que é a bioplastia de glúteos?
A bioplastia de glúteos consiste no preenchimento da região das nádegas com substâncias como polimetilmetacrilato, também conhecido como PMMA.
Não é de hoje que o PMMA (polimetilmetacrilato) carrega má fama, e a substância continua causando complicações graves. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o PMMA pode ser usado em procedimentos estéticos para corrigir rugas e restaurar pequenos volumes perdidos de tecidos com o envelhecimento. Mas nem a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) nem a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) recomendam o uso do produto para fins estéticos. Segundo o CFM (Conselho Federal de Medicina), quando usado em grandes quantidades, o PMMA não é seguro, tem resultados imprevisíveis a longo prazo e pode causar reações incuráveis, como inflamações, nódulos, necrose e até a morte.


No censo de 2017 da SBCP, a entidade incluiu pela primeira vez dados sobre as sequelas dos implantes com PMMA devido ao aumento no número de complicações. Em 2016, foram feitas 4.432 cirurgias plásticas para corrigir defeitos decorrentes da aplicação da substância, de um total de 664.809 operações reparadoras. O total de complicações, porém, é bem maior, segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo (SBCP-SP). No mesmo ano de 2016, houve mais de 17 mil registros em todo o país.
O que é o PMMA?
É um composto de microesferas de acrílico comercializado com diversos nomes como: metacril, pexiglass ou lercite. O PMMA é indicado para corrigir pequenas deformidades ou a perda da gordura facial em pessoas com HIV( indicação reparadora), não sendo recomendado para fins estéticos, devido aos altos riscos de complicações. A aplicação de PMMA não deve ser utilizada em grandes áreas do corpo, como nádegas ou panturrilha, por exemplo, pois é uma substância plástica que, quando usada em grandes quantidades ou de forma mais profunda na pele, pode causar complicações graves.
. Possíveis riscos


Quando o PMMA é aplicado em grandes quantidades ou injetado nos músculos, pode causar sérios riscos à saúde que incluem:
. Insuficiência Renal. 
. Necrose da pele ou músculos.
. Reação alérgica grave.
. Infecção no local da aplicação.
. Inflamação crônica.
. Enrijecimento ou deformidade da região.
. Formação de nódulos na pele;
. Rejeição pelo organismo.


Além disso, a aplicação de PMMA pode causar trombose vascular, principalmente quando atinge algum vaso sanguíneo, causando sintomas de falta de ar, dor no peito, dor de cabeça, alterações da visão ou da fala, fraqueza, sonolência ou perda da consciência e pode colocar a vida da pessoa em risco. É importante procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto socorro mais próximo caso exista suspeita de qualquer uma dessas complicações.  
A aplicação de PMMA deve ser discutida com um médico, pois é um tratamento que possui vários riscos, podendo causar complicações para a saúde.


Agende uma consulta dermatológica para iniciar ou rever o gerenciamento da saúde da sua pele, durante a vida. A clínica DermWay está à disposição para sanar suas dúvidas. Telefone para contato: (31) 3773 1234. A clínica está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08h às 17:30h e Sexta de 08h às 17h.

Dr. Bernardo Teixeira

Médico dermatologista e proprietário da Derm Way
Instagram: @drbernardoteixeira
Facebook: @drbernardodermatologista
www.dermway.com.br
Telefone: (31) 3774-0205 • 3773-1234
 

Veja Mais