Saúde e Estética

Sustentação e rejuvenescimento da face com os fios de PDO

15/12/23 - 11:15

Por Dr. Bernardo Teixeira

Com o passar dos anos, começamos a diminuir ou até mesmo perder um pouco da produção de colágeno no nosso organismo, o que significa que estamos dando início ao nosso processo de envelhecimento. A perda da firmeza da nossa pele é decorrente desse fenômeno e acarreta diversas consequências bastante indesejadas, assim como a flacidez facial e as ptoses (acentuamento do sulco nasogeniano, o famoso “bigode chinês”, formação do sulco mentoniano “bochechas de buldogue”, etc). O Dr. Bernardo explica que os fios de PDO podem auxiliar a retardar ou até prevenir estes processos, eles são responsáveis por promover um efeito de sustentação dos tecidos (lifting) e estimular a produção de colágeno dos mesmos.
O que são os fios de PDO?
Os fios de PDO são fios feitos de polidioxanona, sintéticos, biodegradáveis e biocompátiveis, que apresentam uma baixíssima probabilidade de provocar alergias. Eles foram criados na Coreia do Sul pelo médico Kwon Han-Jin, em 2006, e desde então vêm sendo utilizados para o rejuvenescimento da pele. A utilização mais comum dos fios de PDO é para fazer o lifting facial. Os fios cumprem a função de sustentação da pele do rosto, tanto através do tracionamento dos fios, quanto pela produção de colágeno, que é estimulada desde a hora em que os fios são colocados no local.
. Como é feito o lifting com os fios de PDO?
De acordo com o Dr. Bernardo, esse processo tem início através de um minucioso estudo da face do paciente, para determinar a quantidade de fios usados e os locais onde eles serão inseridos. Na sequência, é feita a anestesia local para garantir o total conforto do paciente. Depois os fios são inseridos com o auxílio de agulhas, e quando existe a necessidade de fazer a suspensão, na retirada da agulha, o fio é tracionado, erguendo-se e fazendo o efeito lifting imediato na pele. Quando a finalidade é apenas fazer o estímulo de colágeno no local, os fios são introduzidos em diversas direções, formando uma espécie de rede, estimulando a produção.


Para quem o procedimento é indicado?
Esse procedimento é indicado, principalmente, para pacientes que já apresentam certa flacidez tecidual ou que desejam prevenir sua ocorrência. É importante também observar que cada indivíduo apresenta esses sinais de flacidez em graus e idades diferentes, porém, é possível realizar o procedimento a partir dos 25 anos.
As áreas de maior recomendação para o procedimento de implante dos fios são:
- Contornos do rosto (malar, mandíbula e etc) para redefinição.
- Sulcos faciais (“bigode chinês”, “linha de marionete”, “bochechas de buldogue”).
- Pescoço e papada.
 
Assim como em qualquer procedimento estético, a inserção dos fios no rosto pode causar um leve inchaço e vermelhidão, além de prováveis hematomas nos pontos de pertuito para a entrada das microcânulas. Esses efeitos desaparecem dentro de alguns dias, porém é recomendável realizar compressas geladas nas primeiras 24 a 48 horas pós procedimento para o alívio dos sintomas.
Agende uma consulta dermatológica para iniciar ou rever o gerenciamento da saúde da sua pele, durante a vida. A clínica DermWay está à disposição para sanar suas dúvidas. Telefone para contato: (31) 3773 1234. A clínica está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08h às 17:30h e Sexta de 08h 
 

Dr. Bernardo Teixeira

Médico dermatologista e proprietário da Derm Way
Instagram: @drbernardoteixeira
Facebook: @drbernardodermatologista
www.dermway.com.br
Telefone: (31) 3774-0205 • 3773-1234
 

Veja Mais