Da Redação
Ele está há 37 anos no ar, com a sua voz e alegria inconfundíveis. Muito querido do público e dos colegas de profissão, Vinícius de Castro comanda o Café com Notícia, tradicional programa da madrugada da Rádio Itatiaia, referência na prestação de serviços aos ouvintes das primeiras horas do dia.

Aos 53 anos de idade, completados no dia 28 de outubro, Vinícius é elogiado pela desenvoltura na condução do programa, de segunda a sexta-feira. Com alto astral permanente, sempre encorajando os ouvintes para a jornada do dia que está começando. Ele atravessa ótimo momento na carreira, iniciada na Rádio Cultura de Sete Lagoas, depois entrevistas de emprego e testes, após aprovação do dono da emissora, Geraldo Padrão.
Casado com a Márcia, há 37 anos, pai da Larissa, 30 anos, e Marcelo Jow, 25 anos, ele falou ao SETE DIAS sobre a vida de comunicador e sobre a terra natal, que ele curte muito e onde continua presente.

SD — Pelos alôs e abraços que você manda diariamente, nota-se que você se mantém totalmente ligado a Sete Lagoas e região, certo?
Vinícius de Castro — Origem é tudo e a grande audiência que a Itatiaia tem em Sete Lagoas, me presenteou com muito mais credibilidade à frente desse poderoso microfone. Nasci na antiga Travessa do Cedro, número 200, que hoje é a rua Mestre Ananias (Bairro Santa Luzia); sou “garimpeiro nato”. Nasci em casa, não deu tempo de levar para o hospital, hehehe.
SD — Como foi o começo na Rádio Cultura AM?Vinícius – Foi como repórter de rua e no mesmo ano, assumi o principal programa da tarde da emissora, o Show da Cidade, cobrindo férias do comunicador Jorge Gonçalves. E no ano seguinte, 1989, assumi como locutor, no horário da manhã, o programa MusiMania, na Musirama FM.
Em 1996, iniciei minha trajetória em Belo Horizonte. Passei pela Transamerica e Top FM, BH FM (1997), CBN (1997), Rádio Inconfidência (1997), Rede Itatiaia de Rádio/ExtraFM em 2004. Em 2024 na Rádio Itatiaia.

SD — Como foi a ida para a Itatiaia?
Vinícius de Castro – Foi um convite do coordenador de jornalismo, Junior Moreira, e com o aval, na época, do vice-presidente João Victor Xavier.
SD — A que horas você acorda para chegar tão cedo no estúdio da rádio?
Vinícius de Castro – Minha rotina é acordar às 2 horas da manhã, preparar e ir direto para emissora. Chego lá, troco ideia com o produtor do programa, tomo um café, vejo o que está na pauta e começo conversar com o povo e fazer o que eu amo.

SD — Conhecedor de Sete Lagoas desde criança, como você avalia a cidade atualmente?
Vinícius de Castro – Primeiramente, parabéns Sete Lagoas pelos 158 anos; por sua “Vivacidade”, por sua beleza, encanto e por nossa gente. Obrigado, por tudo que nos proporciona!
No seu tempo, a cidade está progredindo e como toda cidade em crescimento, tem seus prós, contras e mazelas. A população em situação de rua continua aumentando, nosso turismo precisa ser reforçado e a administração pública se ligar nos desafios atuais que a cidade oferece, como segurança, emprego e infraestrutura: o trânsito, mobilidade e também a recuperação do Parque da Cascata da Serra de Santa Helena.
SD – Quais os lugares da cidade você indica para as pessoas?
Vinícius de Castro – Em primeiro lugar, a Serra de Santa Helena, depois, as nossas lagoas Paulino, Cercadinho e o Parque Náutico do Bairro Boa Vista. As feiras da cidade, que são um grande atrativo para toda a comunidade e para o turismo. E os nossos bares, que têm um grande diferencial, que é a gastronomia maravilhosa.






