“Retratos do Passado” que resgatam a nossa história e emocionam a todos nós

da Redação 

A população de Sete Lagoas, 237.931 habitantes (IBGE/2024), é composta majoritariamente por descendentes de pessoas das cidades da região, que vieram em busca de trabalho, estudos e melhores condições de vida. A grandeza da cidade, em todos os aspectos, se deve a essa gente, sua inteligência, tenacidade e amor à terra que eles escolheram para viver e constituir família.

José Marcos Gonçalves

José Marcos Gonçalves nasceu em Caetanópolis, em 17 de dezembro de 1961. Aos cinco anos de idade veio morar em Sete Lagoas com os pais, “Zezinho e Dona Zi”, no bairro São Geraldo (José Geraldo Gonçalves, hoje com 89 anos, e Arnezilia Gonçalves), falecida há dois anos. Eles moravam na vizinha Paraopeba, mas José Marcos nasceu em Caetanópolis. Comerciário e fotógrafo amador, José Marcos Gonçalves se tornou uma das maiores referências do resgate da nossa história, ao abastecer a página Retalhos do Passado, no Facebook.

Inicialmente com fotos do acervo pessoal e de amigos, o espaço despertou a curiosidade da cidade e passou a receber colaborações de milhares de pessoas, até se tornar uma importante fonte de consulta sobre o nosso passado e presente, pessoas e lugares.

Esta semana, por exemplo, ele postou essa foto em que está Dom Silvério (centro, de capa), uma verdadeira lenda, que todos nós já ouvimos falar, mas que poucos conheciam a imagem

“Zé” Marcos é apologista da frase “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Isso pode ser constatado pelas respostas que nos deu para essa entrevista ao SETE DIAS.

SD – Há quanto tempo faz este trabalho de resgaste da história da cidade?

José Marcos Gonçalves – Desde 2012

Do bairro São Geraldo, José Geraldo Gonçalves, hoje com 89 anos, e Arnezilia Gonçalves, falecida há dois anos

 SD – O que o motivou a iniciar este trabalho?

José Marcos – O convite do Geraldinho Caldo da Lua, que criou a página Retalhos do Passado.

SD – Para quem quiser enviar fotos para você, para onde enviar?

José Marcos – Para os grupos de memória ou whatszap: (31) 9 9114 0412

SD – Quais os endereços e canais para o público acessar essas fotos?

José Marcos – Facebook: Retalhos do Passado, Sete Lagoas Memória e Retratos de Sete Lagoas – Instagram: josemarcos9779, jose_marcos_goncalves_61 e goncalvesjosemarcos

SD – Quais “retratos” mais mexem com você? De pessoas ou lugares?

José Marcos – Todas, principalmente da Lagoa Paulino e da ferrovia.

SD – Você consegue lembrar rápido a primeira ou as cinco fotos que mais gosta?

José Marcos – É difícil escolher, o arquivo tem mais de 10 mil fotografias.

SD – Alguém já ficou incomodado por ter alguma foto publicada, por algum motivo?

José Marcos – Não que ficasse sabendo. Ao longo dos anos fomos nos consolidando pela seriedade nas escolhas das postagens; hoje considero um canal de homenagens da cidade.

Pai e mãe – “Zezinho e Dona Zi”