SEM RESERVA- AZEREDO PREFEITO

O ex-governador Eduardo Azeredo. Foto: Arquivo/PSDB.ORG

Em entrevista ao podcast “Prateleira de CimaOficial”, o ex-governador Eduardo Azeredo confirmou que foi procurado no início do ano passado pelo então presidente da Câmara de Sete Lagoas, vereador Caio Valace, para se candidatar a prefeito de Sete Lagoas. Disse que ficou muito agradecido e honrado pelo convite, mas que não pretendia e não pretende mais disputar eleições. Lembrou que a injustiça da qual foi vítima, de uma condenação absurda e inaceitável, abalou demais a ele e à sua família.

 A entrevista completa está no Canal Prateleira de Cima, no YouTube. Só digitar o nome Eduardo Azeredo na busca.

SOLUÇÃO PARA IMPASSE

O vereador Caio Valace confirmou que fez o convite ao ex-governador Eduardo Azeredo para se candidatar a prefeito da cidade. “Convidei sim. Vivíamos um impasse político na época, quanto à sucessão municipal, e ele seria uma solução, já que a população receberia bem demais uma candidatura dessa envergadura”, disse Valace. “Além do mais, seria uma homenagem e desagravo a ele, um injustiçado da política, que realizaria o sonho do pai, o deputado Renato Azeredo, que não chegou a ser prefeito da nossa cidade, a terra onde nasceu”.  

ENCONTRO DE LIDERANÇAS

O prefeito Douglas Melo (PSD), o ex-prefeito Duílio de Castro (PSB) e o ex-prefeito de Paraopeba, atual coordenador de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Sete Lagoas, Juca Bahia (Podemos), coordenam um encontro de lideranças políticas regionais, neste sábado, 1º de novembro. Vai ser no salão de eventos do Bela Vista (av. Getúlio Vargas, 111, Centro) de 9h às 11h.

PAUTA 2026

No convite distribuído em redes sociais, a justificativa para o encontro é: “Na oportunidade falaremos sobre as eleições 2026 e como pode ser o começo da solução dos problemas estruturais de nossa região”. O evento é aberto ao público e deve atrair muitos apoiadores das pré-candidaturas de Duílio de Castro (Federal) e Juca Bahia (Estadual).

PROJETO SEGUE FIRME

A reunião também é uma resposta a ruídos de que a relação política entre Douglas Melo e Duílio de Castro estaria estremecida. Será uma ação estratégica de afirmação quanto ao projeto para a próxima eleição. Costura política de antes das eleições municipais do ano passado.

MEIO PONTO

A Câmara Municipal de Sete Lagoas terá meio ponto facultativo nesta sexta-feira, 31. O expediente dos gabinetes dos vereadores e demais setores será encerrado às 13h30 para dedetização geral do prédio.

LIGA OFICIALIZADA

Os blocos carnavalescos de Sete Lagoas oficializaram a criação de sua Liga. Entre os objetivos estão fortalecer o diálogo com o poder público, buscar patrocínios e editais de fomento, promover ações culturais e formativas ao longo do ano e garantir padrões de segurança e infraestrutura durante o pré-carnaval e o carnaval.  Participam da iniciativa os blocos Axé Saudade, Cercadinho, Estrondosa Bateria do Sagah, Mocidade Alegre, Pé Inchado, Piratas do Samba, Poderosas, Sacanin, Sanatório Geral, Tá On e Virgens do Boa Vista, mas a Liga segue aberta a novas adesões.

ATUAÇÃO ESTRATÉGICA

A Liga terá atuação dividida em seis eixos principais: organização e representação coletiva; captação de recursos e sustentabilidade; planejamento e produção do carnaval; valorização cultural e identitária; formação e profissionalização; e engajamento comunitário e impacto social.

FORÇA DOS BLOCOS

Os blocos carnavalescos de Sete Lagoas já provaram que têm força quando, no dia 30 de junho, lotaram o plenário da Câmara Municipal para forçar o engavetamento do Projeto de Lei nº 245/2025 do vereador Ivson Castro (PL). A proposta pedia, dentre outras coisas, a proibição da passagem blocos de carnaval em frente a igrejas católicas e evangélicas/protestantes. E não foi só barulho, com debates consistentes e equilibrados os representantes dos grupos garantiram o envio da matéria ao esquecimento.

AUDIÊNCIA DO TRÂNSITO

A Câmara Municipal sedia, no dia 3 de dezembro, audiência pública, para debater, exclusivamente, questões relacionadas ao trânsito de Sete Lagoas. Este é um dos temas de maior reclamação dos parlamentares nas reuniões legislativas.

BANDEIRA BRANCA

O vereador Marcelo Cooperseltta (Mobiliza) ensaiou uma mudança de posicionamento político com relação ao prefeito Douglas Melo, mas parece que já recuou. Para marcar sua força como possível oposicionista ele chegou a apresentar requerimentos e emendas que poderiam prejudicar projetos do Executivo, porém os pedidos estão sendo retirados.

VIVA OS PROFESSORES

Por iniciativa do vereador Téo da Equoterapia (Podemos) a Câmara Municipal de Sete Lagoas homenageou os professores e professoras da cidade, na terça-feira, 28. Junto com a mãe dele, a também professora, Graça Rajão, ele escolheu alguns ícones, que marcaram a marcam a vida de toda a cidade, para representar à categoria, passado, presente e futuro. Um desses ícones é o professor Waldemar Carlos de Deus, carinhosamente chamado também de Waldemar Carabina, apelido que ganhou pela semelhança física com o bravo, porém brilhante zagueiro que fez sucesso no Atlético Paranaense e Palmeiras nos anos 1960 e depois se tornou treinador na década seguinte.

MEMÓRIA POLÍTICA REGIONAL

Em 1972 o saudoso Jorge Maciel, ex-colunista social do Jornal SETE DIAS, recebeu o título de Cidadão Honorário de Sete Lagoas. A solenidade de entrega ocorreu na Câmara Municipal onde o homenageado (de pé) aparece entre seus pais Alípio Maciel de Oliveira e Nair Barros de Oliveira, do vereador autor da proposta, Orlando José Batista, e do presidente do Legislativo, Rodrigo Paiva. Jorge Maciel nasceu em Pirapora no dia 18 de agosto de 1932, mas veio para Sete Lagoas com a família quando tinha 16 anos.