
Com um ano de antecedência, já começam as articulações para a eleição da próxima Mesa Diretora da Câmara Municipal. Obviamente, a posição mais cobiçada é a cadeira do presidente. Nos corredores do Legislativo, a movimentação é de conhecimento de todos. Já estariam tentando agregar apoios, os vereadores Ivan Luiz (PDT), para tentar a reeleição, Caio Valace (PDT), Ismael Soares (PSB) e Divaldo Capuchinho (Podemos).
JOGO PESADO
A eleição para presidente da Câmara é um verdadeiro jogo de xadrez. Além de negociações sobre cargos dentro da estrutura do parlamento, ainda entra em jogo o posicionamento do prefeito Douglas Melo que, atualmente, tem maioria esmagadora na casa. Além disso, em 2026, é ano de eleições para deputados, senadores, governos estadual e federal, e outros nichos de acordos.
DEPOIS RECLAMAM
Na última quarta-feira, 22, a Câmara Municipal realizou a primeira parte da Audiência Pública para discutir o orçamento de mais de R$ 1,8 bilhão da Prefeitura de Sete Lagoas para 2026. A reunião teve como objetivos garantir a transparência sobre onde recursos públicos serão aplicados e garantir a participação dos parlamentares neste processo. Porém, a maioria dos vereadores ignorou a importância da sessão.
QUEM FOI
De maneira detalhada, secretarias municipais e o SAAE demonstraram perspectivas de arrecadação e gastos. A Câmara Municipal tem 19 vereadores, mas somente cinco estiveram presentes: Divaldo Capuchinho, Wallison Lelé (Rede), Caio Valace (PDT), todos membros da Comissão de Fiscalização Financeira, Orçamentária e de Tomada de Contas (coordenadores da reunião), e ainda Heloísa Frois (Novo) e Thiago Santana (Republicanos).
O TREM BH/SETE LAGOAS
O vereador Gilson Liboreiro (Solidariedade) esteve em Belo Horizonte nesta semana, onde participou de uma reunião com a cúpula da Prefeitura da capital mineira – como ele próprio definiu em suas redes sociais – para tratar do projeto do Trem Turístico Belo Horizonte – Sete Lagoas. A iniciativa, segundo ele, representa um sonho coletivo que une história, cultura e desenvolvimento regional.
JUSTIFICATIVA
O vereador esteve acompanhado do secretário-geral do partido Solidariedade, Luiz Carlos Miranda, e reforçou seu compromisso em buscar parcerias e apoios institucionais para tornar o projeto realidade. “O trem turístico é um projeto que pode transformar o turismo e a economia das duas cidades, conectando Sete Lagoas e Belo Horizonte por meio de um trajeto histórico e encantador. É uma forma de valorizar nossa cultura, movimentar o comércio e gerar novas oportunidades”, destacou Gilson Liboreiro.
CIRCUITO GASTRONÔMICO
O 3º Circuito Cultural Gastronômico de Sete Lagoas, projeto idealizado pelo vereador Caio Valace, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, promete transformar a cidade em um verdadeiro festival de sabores. De 29 de outubro a 09 de novembro, 10 bares vão apresentar pratos especiais, com música ao vivo e entrada gratuita. Os nomes dos estabelecimentos e os pratos homenageados serão divulgados em breve.
VANDALISMO SEM LIMITE
Dois criminosos demonstram ousadia ao atacar o novo sistema inteligente de monitoramento implantado pela Prefeitura. As câmaras do Guardião 7L, instaladas na Praça Dom Carlos Carmelo Mota (Praça da Feirinha), foram vandalizadas por dois jovens, no sábado, 19, por volta das 23 horas. A ocorrência foi registrada pela Guarda Civil Municipal (GCM), que apresentou o caso à Polícia Civil para as medidas cabíveis.
PROVAS REGISTRADAS
Os suspeitos desconsideram o poder de identificação dos equipamentos e se deram mal. Foi possível confirmar, imediatamente, que foram dois jovens, sendo um deles menor de idade. Inclusive, esse adolescente envolvido se apresentou espontaneamente à 4ª Delegacia de Polícia Civil, acompanhado de responsável legal, e confessou o ato infracional. Segundo relato, ele havia ingerido bebida alcoólica antes da ação e foi incentivado por um amigo maior de idade, que também participou do vandalismo. A investigação continua.
75 ANOS DE KALU

Márcio Kalu, prefeito de Araçaí, completou 75 anos de idade nesta quinta-feira, 23, e foi surpreendido com uma calorosa homenagem de servidores da Prefeitura. Um café especial, com representantes de vários setores da administração, mostrou o quanto ele é querido. “Estou muito feliz em completar 75 anos com saúde. Tive uma vida de dedicação ao meu povo e espero continuar trabalhando por Araçaí até o fim dos meus dias”, comentou Kalu.
CAUSA ANIMAL E ATAQUES
No seu pronunciamento na última reunião da Câmara, o vereador Ismael Soares falou sobre diversas realizações e leis de sua autoria voltadas para a “Causa Animal”. Segundo ele, “o CCZ é uma referência regional”. Ismael afirmou ainda que “gasta cerca de R$ 4.800,00 por mês do próprio bolso pela causa pet”. Em tom de desabafo, o vereador acrescentou: “Há uma terrorista (participante do ato golpista de 8 de janeiro) e uma advogada que ficam na rua denegrindo minha imagem. E se dizem protetoras dos animais. Essas são as que mais exploram e usufruem do serviço, mas fazendo politicagem.” Por fim, o parlamentar aproveitou para parabenizar o prefeito Douglas Melo e o secretário de Saúde, Jean Barrado, pelo apoio à causa.
 
				




