Search
Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3

Sete Lagoas participa de encontro estadual de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador

Evento foi realizado no último dia 14 de junho em Belo Horizonte

No último dia 14 de junho, a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais/SESMG, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador – realizou em Belo Horizonte, no auditório da Fapedimig, o “Encontro Renast Minas Gerais”, contando com a participação dos Cerests de Minas Gerais.

A Renast compreende uma rede de serviços de assistência e vigilância em saúde do trabalhador no âmbito do SUS e tem por objetivos ampliar o acesso e executar ações de promoção, proteção, prevenção e de vigilância em saúde, bem como na assistência especializada em saúde do trabalhador, estimular a articulação e a integração com as demais Redes do SUS, qualificando as ações de saúde do trabalhador nos territórios. A Renast possui como principal componente o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

O CEREST Sete Lagoas esteve presente com a participação da coordenadora e Enfermeira do Trabalho Alessandra Vilas Boas, do nutricionista Jeremias Almeida Costa, da Fisioterapeuta do Trabalho Luciene Pontello Belém Cunha e da Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas/SRS, com a participação da coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador Silmeiry Angélica Teixeira e da Referência Técnica da Saúde do Trabalhador Giselle Rocha Oliveira.

Na ocasião foram realizadas várias palestras, entre elas com Roque Veiga da Coordenação Geral da Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde CGSAT/MS, abordando o tema “Qualifica CEREST”, instrumento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), por meio do qual são monitoradas as ações desenvolvidas pelos CERESts nos estados.

Em seguida, a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, Gestora do CEREST Estadual de Minas Gerais, Alice Senra Cheib, falou sobre a Vigilância em Saúde do Trabalhador em Minas Gerais e o fortalecimento do CEREST Estadual. Thais Lisboa, da Coordenação Geral da Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde CGSAT/MS, abordou sobre Ações de Vigilância em Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT) no panorama nacional. “Foi um dia muito proveitoso para troca de experiências e fortalecimento das ações do Cerests”, ressaltou Alessandra Vilas Boas.

Ascom Prefeitura de Sete Lagoas

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3