“Compreendo a magnitude do atraso de SL em comparação a outras cidades brasileiras"

Veja entrevista com Egmar Gonçalves, personalidade que construiu uma jornada de liderança, comprometimento social e transformação comunitária no município.

21/08/23 - 08:00

Foto: Luisa Gonçalves
Foto: Luisa Gonçalves

Por Roberta Lanza

Egmar Gonçalves da Silva, de 69 anos, nasceu na Fazenda do Jacaré, localizada em São José da Lagoa - Angueretá/Curvelo. Ele pertence à respeitável família Guerra Gonçalves, é esposo da estimada “Minha” Teresa e pai de Marcela e Gustavo. Sua infância transcorreu de maneira típica no campo, brincando com suas irmãs mais velhas e se divertindo com carrinhos de bois. Em 1964, mudou-se para Sete Lagoas em busca de melhores oportunidades educacionais. Seus pais sempre valorizaram a educação, e essa valorização moldou sua vida com base em princípios éticos e morais.
Seu currículo evidencia uma carreira dedicada à gestão de recursos humanos, envolvimento ativo em diversas organizações e atividades esportivas e sociais, além de um papel significativo na política local. O histórico de liderança, participação em conselhos e contribuições para a comunidade demonstra um forte compromisso com o desenvolvimento da cidade e a melhoria das condições de vida dos cidadãos.
Em entrevista, Egmar compartilha sua história e destaca a importância de auxiliar o próximo e agir para efetuar mudanças significativas. Veja:

Quando ocorreu seu encontro com Sete Lagoas e por quê?
No final de 1964, mudamos de Paraopeba para Sete Lagoas para que eu e meus irmãos tivéssemos melhores oportunidades de estudo. Meus pais sempre pensaram em nosso futuro e tinham plena consciência de que a educação nos proporcionaria maiores oportunidades na vida. Sou imensamente grato aos meus pais, Firmiano Gonçalves e Gelcira Campos, por terem nos dado essa oportunidade e por terem moldado minha educação com base em valores éticos, morais e cristãos, que são os pilares da minha vida. Sempre pude contar com o apoio e a ajuda de meus irmãos: Elizabete, Bernardete, Luciléia, Luciliene, Edmar e Meire.

Qual é a sua profissão, o que motivou a escolhê-la e qual é a sua trajetória profissional?
Optei por seguir a carreira de Administrador de Recursos Humanos e tenho um vasto currículo de atuações:
-Chefe de Gabinete da Vereadora Heloísa Frois.
-Vice-Presidente da Comissão Provisória do Partido NOVO em Sete Lagoas.
-Coordenador Executivo do NOVO.
-Conselheiro do Democrata Futebol Clube.
-Conselheiro do CRAMG - Conselho Regional de Administração de MG (2019/2026).
-Diretor da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Sete Lagoas desde 2012.
-Presidente (2013/2020) e Gerente Administrativo (2021/2023) da Associação Comunitária do Bairro Fazenda Velha – CODEFAV.
-Síndico do Condomínio Quintas do Lago I (2013/2020).
-Presidente do Iporanga Social Clube (2017/2020).
-Palestrante da UBCG - União Brasileira de Consultores em Gestão.
-Palestrante do Curso de Noivos da Paróquia de Santo Antônio de Sete Lagoas e região.
-Assessor de Recursos Humanos.
-Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuário/Turismo e Assessor do Prefeito Márcio Reinaldo (2015/2016) na Prefeitura de Sete Lagoas/MG.
-Aposentado após 36 anos de trabalho na Cedro Têxtil, onde atuei como Gestor de Recursos Humanos.
-Fundador e ex-Membro da Associação CRIARH.
-Ex-Diretor do SAEMG – Sindicato dos Administradores do Estado de Minas Gerais.
-Membro da União de Classes de Sete Lagoas.
-Ex-Conselheiro Municipal de Esportes e de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sete Lagoas.
Em setembro de 2021, a vereadora e amiga Heloisa Froís gentilmente me convidou para integrar sua equipe de gabinete. Em agosto de 2022, deixei essa função para contribuir na campanha da "Minha" Teresa, uma deputada estadual pelo partido NOVO. Após a eleição, Heloísa ofereceu-me a oportunidade de retornar como Chefe de Gabinete, desafio que aceitei prontamente.

Como é a sua relação com a cidade, como você concilia o trabalho e o aproveitamento de seus atrativos?
Atualmente, a conciliação tornou-se mais viável. Como assessor da vereadora Heloisa Frois, tenho a oportunidade diária de vivenciar diversas situações em Sete Lagoas. Embora me deparar com desafios que preferiria não testemunhar, também tenho a oportunidade de lutar, oferecer auxílio e sugerir ao poder público as mudanças necessárias para o aprimoramento de nossa querida cidade. Isso facilita meu planejamento para desfrutar das limitadas opções que Sete Lagoas oferece a seus residentes e visitantes, embora a falta de uma gestão mais participativa tenha sido um entrave em diversos aspectos. Devido à minha experiência de dois anos na Prefeitura, compreendo a magnitude do atraso de Sete Lagoas em comparação a outras cidades brasileiras. Agradeço que essa situação não seja pior graças ao empenho de servidores altamente competentes.

Qual é o lugar que mais gosta na cidade? Por quê?
Sem dúvida, meu lugar favorito na cidade é Fazenda Velha, onde mais valorizo o forte senso de união, dedicação e carinho que a maioria dos moradores nutre por esse lugar abençoado.

O que você acha que Sete Lagoas mais precisa e por quê?
Infelizmente, Sete Lagoas carece urgentemente de uma gestão pública mais eficiente, capaz de facilitar a vida daqueles que buscam oportunidades de trabalho e empreendedorismo. Uma reforma administrativa é fundamental, assim como uma reforma tributária que estimule a atração e a manutenção de investimentos e novos negócios. Além disso, é essencial promover melhorias significativas na área da educação, saúde, segurança e infraestrutura. No que se refere à segurança, embora a Polícia Militar e a Guarda Municipal desempenhem um trabalho admirável, é de extrema importância investir em tecnologia inteligente por meio de parcerias público-privadas e fomentar a participação ativa dos moradores, comerciantes, empresários e investidores. Quanto à infraestrutura, nossas vias urbanas encontram-se em estado deplorável, repletas de buracos e com pavimentação irregular, sem mencionar o crescimento descontrolado da vegetação por toda a cidade.
Enquanto aguardamos ações por parte do poder público, é imprescindível ressaltar a importância de oferecer suporte a quem necessitar. Afinal, somos agraciados pela presença divina, e estar em posição de auxiliar é mais gratificante do que depender de ajuda. Devemos ter em mente que na vida, nada acontece por acaso. Reflitam sobre isso e atuem para efetuar mudanças significativas.
 

imagem
Família amada: a esposa Teresa e os filhos Marcela e Gustavo. Foto: arquivo pessoal
imagem
 Na posse do governador Romeu Zema e do Professor Mateus Simões, em 01/01/23, junto a “Minha" Teresa. Foto: arquivo pessoal
 

Veja Mais