“Sou um empreendedor camaleão, me adapto e adapto meus negócios conforme as oportunidades”

Da infância empreendedora aos bastidores do comércio local: conheça a história inspiradora do empresário André Luís Soares Balbi, que une tradição, empreendedorismo e liderança em Sete Lagoas.

28/08/23 - 08:00

Foto: arquivo pessoal
Foto: arquivo pessoal

Por Roberta Lanza

Com uma linhagem enraizada no comércio da cidade, o sete-lagoano André Luís Soares Balbi, de 40 anos, se destaca como uma figura proeminente, com uma trajetória rica em experiências. Nascido no seio de uma família tradicional sete-lagoana, filho mais velho de Renzo Antônio e Nazira Henrique, ele carrega consigo não apenas o legado comercial, mas também a determinação e o comprometimento de seus antecessores. Em meio a todas as suas conquistas, André Luís também desempenha um papel fundamental em sua vida pessoal: é pai do pequeno José Henrique, de 5 anos. 

Após obter seu diploma em Administração de Empresas, ele canalizou sua paixão pelo comércio para o Setor de Tecidos e Aviamentos, onde suas habilidades administrativas e visão estratégica se tornaram evidentes. Sua atuação não se limitou a esse segmento, expandindo-se para a produção de produtos em MDF e atividades rurais na região, demonstrando sua versatilidade e adaptabilidade.

Além de suas realizações empresariais, a dedicação de André Luís Balbi à comunidade é notável. Seu compromisso se estende à esfera cooperativa, onde serve como Conselheiro da Cooperativa de Crédito Sicredi Região da Produção. Sua contribuição vai além das fronteiras locais, tendo obtido certificados internacionais em Gestão e Imersão Cooperativa pelas Faculdades de Lisboa, em Portugal, e Mondragón, na Espanha.

No âmbito associativo, André Luís Balbi desempenhou um papel significativo. Ele ocupou a posição de Diretor Administrativo da CDL Sete Lagoas por dois mandatos, demonstrando sua capacidade de liderança e sua compreensão das dinâmicas comerciais locais. Atualmente, exerce a função de Diretor de Comunicação, reforçando a importância da comunicação eficaz no mundo empresarial.

Sua influência também é sentida na Associação Comercial de Sete Lagoas (ACI), onde integra o Conselho e contribui para a tomada de decisões que afetam o cenário comercial da cidade. Além disso, ele é membro ativo do Grupo Empresarial ALVO, onde sua visão estratégica é valorizada em meio a outros líderes do setor.

A dedicação de André Luís Balbi à segurança e ao bem-estar de sua comunidade é evidente por meio de sua liderança como Presidente da Frente Comercial do Nova Cidade. Essa associação comunitária desenha uma série de iniciativas para fortalecer a segurança da região, demonstrando seu compromisso em construir um ambiente seguro e próspero para todos.
André Luís Soares Balbi personifica a união entre a herança familiar, o empreendedorismo, o compromisso comunitário e a liderança inovadora. Sua jornada é um testemunho inspirador de como uma paixão pode ser transformada em ações que moldam não apenas um indivíduo, mas também uma comunidade inteira. Veja entrevista: 

Quais são suas lembranças da infância/juventude em Sete Lagoas?
Quando criança, cuidava dos meus irmãos mais novos. Lembro-me bem da minha primeira atividade empreendedora na cidade: aos 9 anos, vendia suquinho no campo do Ajax (Nova Cidade). Depois, comecei a vender picolés e bombons caseiros. Era divertido e nos permitia ganhar um bom trocado. Meus irmãos e eu compramos uma bicicleta e um videogame com os frutos do nosso trabalho. Às vezes, éramos alvo de assaltos, acredita? Adultos roubando picolés de crianças empreendedoras. Mesmo assim, não desistíamos e seguíamos em frente.
Aos 14 anos, comecei a andar de bicicleta pela cidade. Gostava de ir à Lagoa Boa Vista e à Serra de Santa Helena. Conheci um grupo de ciclistas, todos orientados pela China Bikes (empresa que ainda existe). Competíamos em provas locais e intermunicipais. Gostei tanto disso que mantenho o ciclismo como meu esporte até hoje.

Em quais escolas estudou na cidade?
Lembro-me bem de todas as escolas por onde passei. Foram elas:
-Jardim de Infância Doce Cantinho
-Escola Estadual Márcio Paulino
-Escola Estadual Dr. Arthur Bernardes
-CAIC Professor Galvão
-Escola Municipal Professor Edson Abreu
-Escola Estadual Maurilio de Jesus Peixoto
-Unifemm
Guardo com carinho o nome de vários professores e mantenho contato até hoje com muitos deles.

Qual é a sua profissão, o que motivou a escolha e qual foi a sua trajetória profissional?
Sou empreendedor desde criança. Há quase 20 anos, lidero a Loja das Malhas e atuo em outros segmentos como produção de peças em MDF e agricultura. Gosto de me considerar um empreendedor camaleão, ou seja, me adapto e adapto meus negócios conforme as oportunidades surgem. Analiso as oportunidades que vejo, avalio a viabilidade de entrar ou não nos empreendimentos.

Qual é o lugar que você mais gosta na cidade?
Sem dúvida, a Serra de Santa Helena. Um lugar histórico com ótima energia, é o meu refúgio esportivo. Seja para caminhadas ou para a prática de Mountain Bike, é o meu local preferido. Tudo isso com uma vista incrível da cidade. Qual sete-lagoano não ama esse lugar? Também admiro as lagoas, nosso principal cartão postal.

O que você acha que Sete Lagoas mais precisa e por quê?
Sete Lagoas é uma cidade linda, uma verdadeira potência turística adormecida. Temos diversos locais que, se bem desenvolvidos, podem atrair público de várias regiões. Um exemplo é o Parque da Cascata. Além disso, necessitamos de incentivos fiscais para atrair mais empresas à cidade. Atualmente, tem havido movimentos contrários devido aos altos valores de IPTU e ISS cobrados pelo município. Muitas empresas têm optado por não se estabelecer em Sete Lagoas devido a burocracias ambientais e, principalmente, ao IPTU elevado, indo para outras cidades e deixando de contribuir com empregos e renda local. O município perde muito com isso. Outro ponto é a extensa área do antigo aeroporto, que considero o terreno mais valioso da Prefeitura. No entanto, está abandonado, servindo de local para despejos e queimadas. É necessário estudar opções para aproveitar essa nobre área. Por fim, tão importante quanto tudo que mencionei acima, é a preparação dos nossos jovens para o mercado de trabalho. Isso pode gerar excelentes resultados para o município a longo prazo. Incluir disciplinas de finanças e inteligência emocional/comportamental na grade municipal pode equipar nossos jovens com habilidades empreendedoras para a vida.

imagem
Com o filho José Henrique, no Mineirão Foto: arquivo pessoal
imagem
Nascido no seio de uma família tradicional sete-lagoana, André é filho de Renzo Antônio e Nazira Henrique. Na foto, em comemoração aos 21 anos da Loja das Malhas Foto: arquivo pessoal
imagem
 Em evento de inauguração da agência Sicredi em Pedro Leopoldo, junto ao gerente Eliel Alves e o presente da Sicredi Região da Produção, Sr. Saul Rovadoscki. Foto: divulgação
 

Veja Mais