No uso náutico, o “lastro” é o peso colocado no fundo de uma embarcação, como navio ou barco, para garantir sua estabilidade e equilíbrio. O lastro é crucial para a segurança e eficiência da navegação. Sem lastro adequado, uma embarcação pode se tornar instável e perigosa. Ao manter o centro de gravidade baixo, o lastro ajuda a evitar que o navio tombe ou balance excessivamente, algo especialmente importante em condições de mar agitado. Mas, o que isso tem a ver conosco?
Nós, cristãos, membros do Corpo de Cristo, fazemos parte da Igreja. E a igreja, assim como um barco, precisa de lastro. No mundo, representado pelo mar, há ondas agitadas que tentam nos impedir de alcançar o Reino. Muitas vezes, são situações difíceis, forças contrárias e até ataques sutis. Por isso, precisamos ter lastros! Mas que seriam esses lastros? Na vida de uma criança, por exemplo, quem lhe transmite estabilidade e segurança? Quem a orienta, ensina e corrige? São os pais. Semelhantemente, na igreja, também contamos com lastro espiritual. Em 1 João 2:13, João se dirige aos pais, apontando-os como os que possuem esse lastro espiritual para a igreja; “Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio”. Os pais na igreja são os que assumem a responsabilidade de apascentar as ovelhas com a Palavra e pastorear o rebanho de Deus (1 Pedro 5:1-4).
Não são necessariamente os que demonstram vasto conhecimento bíblico, mas os que assumem a responsabilidade de cuidar do rebanho, não por ganância ou constrangimento, mas por amor. Esses “pais” possuem vida espiritual amadurecida, e essa vida os impulsiona cuidar dos outros com amor genuíno. Os pais espirituais servem como modelos para o rebanho, um padrão de conduta e estabilidade. Trazem segurança para a casa de Deus, pois são confiáveis e sólidos por conhecer Aquele que é desde o princípio. Em Deus, não há variação nem sombra de mudança (Tiago 1:17), e esses irmãos refletem essa firmeza. Como é bom ter as pessoas maduras, que não variam nem demonstram inconstância. Os que conhecem a Deus, com o tempo, começam a refletir em sua vida as mesmas características Daquele que é imutável: não vacilam, não hesitam nem se tornam inseguros. Suas atitudes transmitem profunda confiança ao rebanho de Deus. Jesus é o Senhor! Amém.