Coluna Católica

AMIZADE SOCIAL (Parte 1)

25/02/24 - 09:00

Por Padre Warlem Dias

Movidos pelo desejo de nos encontrarmos para partilhar a vida, conhecermos o outro, criar e recriar relações mais humanizadoras de esperança e alegria, aprendemos a criar os vínculos de amizade. É muito bom ter amigos! Celebrar a vida, as conquistas, as vitórias e realizações cercados de pessoas, já é uma dádiva. Mas, melhor mesmo, é na dor, dificuldades, desafios, angústias, medos, poder contar com uma mão estendida, um ombro solidário e sobretudo, o abraço de um amigo. Isso não tem como descrever.
Aprendemos os primeiros sentimentos de amizade pela própria convivência familiar. Em casa, muitas vezes, confundimos papeis e chegamos a dizer: “Meu pai era meu melhor amigo!” Minha filha e eu, sempre fomos muito amigas”. Sem contar os irmãos que vivem uma amizade profunda antes de entenderem a fraternidade que os envolve. Só depois que os laços sociais são ampliados, e a escola tem aqui um papel fundamental, é que novas amizades são apresentadas, construídas e muitas vezes carregadas por toda nossa vida.
E o que é, então, amizade social?


Essa expressão conceitual de valor sociológico, é uma mistura da capacidade de viver em harmonia social, com os sentimentos profundos das verdadeiras amizades. Ou seja, ver o outro que está comigo sobre essa terra, e sentir por ele, por ela, os mesmos sentimentos de amizade, cuidado, ternura, compaixão, que sinto pelo meu melhor amigo. Isso mesmo: sentir pelo meu vizinho, pela empresa que polui o meu bairro, pela escola da comunidade, pelo vereador que não votei nele, pelos funcionários da limpeza urbana, por todos e todas, o mesmo sentimento que tenho pelo Pe Warlen, meu melhor amigo!


Depois de entender isso, ir ampliando esse sentimento, esse olhar, a muitas outras dimensões e relações sociais. O primeiro passo é esse: praticar a ampliação de sua tenda de amizades íntimas, para um universo de possibilidades de convívio, escuta e partilhas de vida. Depois descobriremos, para além dos vínculos subjetivos, novos horizontes para a amizade social.

Padre Warlem Dias

Teste