Coluna Católica

QUEM É JESUS?

18/02/24 - 09:00

Por Padre Warlem Dias

“O tempo já se cumpriu, e o reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia (Mc 1,15)”.


À beira do mar da Galileia chama Simão e seu irmão André, Thiago e João.
Encerramos o primeiro toque o evangelho de Marcos, Evangelizar: o Reino de Deus está aqui, chegou.  Chegou no mar da galileia dos pagãos, nas galileias periféricas e existências; para os pescadores gente impura.
Chegou num sábado, na sinagoga de Cafarnaum e em nossos templos possuídas do espirito demoníaco. Temos mais templos e Igrejas do que escolas e hospitais. Eles gritam a Jesus: que queres de nós? Viestes nos arruinar? O negócio estava tão bom! 
Chegou para sogra de Pedro, que estava de cama com febre. Jesus, aproxima toma pela mão e ajuda a levantar-se. Ela de pé passa a servi-los. As mulheres são as primeiras diáconas. O Senhor, não quer mulher encurvada (Lc 13,10-17) em nosso meio sob o peso dos nossos trabalhos.


Evangelizar é apresentar a vizinhança do Reino de Deus, livre dos meus preconceitos e traumas. 
Ele está no meio de nos. 
Francisco de Assis ao partir para o Egito, ultrapassando as barreiras linguísticas, étnicas e religiosas ao encontrar-se com o sultão: apertar a sua mão, “aqui está um irmão”. Charles de Foucault, no deserto da Argélia “quis ser um irmão”.  
O leproso quebra as regras, chega perto ajoelha. Jesus cheio de Ira (misericórdia) estende a mão toca nele e diz: eu quero fica limpo. 


Agora, vai mostrar ao sacerdote e oferece, o que Moisés ordenou.
É bem capaz que, diante da alegria pela acolhida e do cuidado, nunca mais voltasse para oferecer o que Moisés prescreveu.
O Evangelho se dá num lugar não institucional: a beira do mar da galileia, atravessa região pagãs (Tiro, Sidonia, Fenícia); chama as pessoas de seu lugar de trabalho, não forma uma elite ou dinastia; quebra o sábado, purifica a sinagoga, ensina com autoridade não como o poder; por fim, torna puro o leproso e torna-se um leproso.
Quem é Jesus para nós? 
É revelação do Deus, que ama e abraça, com ternura de Pai e Mãe, com todos os seus filhos, principalmente os desfigurados pela vida.  
 

Padre Warlem Dias

Teste