Coluna Católica

ENTROU... E COMEÇOU A ENSINAR!

28/01/24 - 09:00

Por Padre Warlem Dias

     Vamos caminhando para a última semana das férias escolares. Os dias de trânsito mais tranquilo nos horários de entrada e saída das escolas está acabando. Logo a rotina de levantar mais cedo e agilizar a turma para não se atrasar, bem como a correria para a lotação, escolar e carona solidária, enche nossas ruas. Não só isso, mas também o rosto bonito, alegre e festivo de crianças, adolescentes e jovens entre reencontros, abraços, histórias e o melhor da escola: conviver com o outro!


    Depois das experiências passadas de isolamento, tem muita gente que ainda não entendeu o quão sofrido é ficar sem amigos, colegas, parceiros de trabalhos e atividades diversas. Isso faz muito falta! É neste movimento de estar com o diferente que formamos novas ideias e nos identificamos, descobrimos que a potencialidades diferentes e nos desafiamos a ser melhores.
    Na primeira hora, ou semanas, é fase de readaptação e algumas inseguranças fazem parte. A cama já era um vício até mais tarde, o café prolongado, tv, jogos eletrônicos, sair pra passear, viajar. Mas, isso agora vai ser assunto em rodas livres até por autoafirmação, o que é importante para nos ajudar a construir memória e diferenciar espaços de direito e dignidade. Alguns tem... outros não!


    O retorno às atividades e movimentos escolares traz novo ritmo à vida, à cidade. Traz um colorido jovial e festivo! Sem falar na grata satisfação dos educadores, profissionais que antecipam a volta e já estão organizando um universo de ações para estar em sala de aula. Os professores, aqueles que formam todas as profissões, são os sujeitos comuns em meio a toda essa agitação, também ansiosos, observam e se envolvem neste movimento renovador do novo ano. Quando entram em cena?


    O Evangelho conta que Jesus entrou na sinagoga e pôs-se a ENSINAR, e tinha tanta autoridade no que apresentava que todos ficavam admirados com Ele. É nessa hora que fazemos toda diferença na vida de muitas pessoas, de muitas famílias, de muito futuro. FELIZ RETORNO ÀS AULAS!!!
 

Padre Warlem Dias

Teste