Coluna Católica

CONCLUIR E RECOMEÇAR

07/01/24 - 09:00

Por Padre Warlem Dias

O clima festivo que nos envolve no final do ano civil é muito bom para nos animar rumo aos novos passos. Ainda que para muita gente seja um tempo de memórias tristes e sentimentos incompreendidos, outros tantos já vem aprendendo a lidar com a arte da conclusão para protagonizar o novo.


Concluir e fazer os balanços necessários para planejar os próximos passos é uma lógica básica e fundamental. Muitas vezes, demoramos a aprender essa lição. Algumas questões ligadas a nossa cultura muito rural, ainda nos permite pensar em deixar fluir no ritmo natural. Entretanto, urbanos como somos, estamos perdendo muita energia sem um planejamento efetivo e preciso. Não podemos mais improvisar! As metas precisam ser claras para serem perseguidas e os objetivos específicos é que vão dando contorno às escolhas.
Sendo muito prático: urge uma efetiva ação para desvendar os caminhos de recomeço, com bases avaliativas, fruto de conclusões bem feitas. Você não entendeu? Então... O Evangelho de João nos diz: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheceis. Aquele que me viu, viu o Pai”. Ao nos dedicarmos a conhecer a humanidade revelada em Jesus Cristo, nos aproximamos da fonte do amor. Isso é resultado de uma boa avaliação para concluirmos sobre o que valeu a pena e precisa ser alimentado, sobre o que não serve e devemos deixar passar, sobre as conquistar e realizações que são frutos dos dons recebidos.


Agora, vamos recomeçar o processo de aproximação e intimidade com aquilo que potencializa nossa felicidade e pode realizar em nós o conhecimento do amor. Assim seguimos a vida! Logo, tire um tempo para avaliar 2023: conquistas, pendências, realizações, frutos. E estabeleça objetivos e metas para 2024. Vamos mantendo os pés no chão da realidade com os olhos fixos no horizonte. Esse é o ciclo do CONCLUIR E RECOMEÇAR!

Padre Warlem Dias

Teste