Nossa História

Com o tostão do pobre e o conto de réis do rico, Sete Lagoas terá um novo hospital (II)

Depois de falar sobre a doação deixada pelo caridoso Padre Diniz Costa, da Paróquia de Inhaúma, para a construção da Casa de Caridade “Nossa Senhora das Graças”, e o apoio da população à causa, segue agora a segunda parte da histórica entrevista concedida pelo Dr. Márcio Paulino ao repórter Geraldo Ataliba, então publicada na Gazeta de Paraopeba:

16/03/24 - 08:00

Por Amauri da Matta

 “O QUE SERÁ O NOVO HOSPITAL. Continuando, disse-me mais o Dr. Márcio Paulino, ao responder a uma pergunta relativa à execução técnica da nova obra: - A planta foi executada na Secretaria da Viação, sob a diretiva do professor Zoroastro Passos, conhecido e ilustre cirurgião na capital e atual Diretor da Assistência Hospitalar do Estado. Conhecedor profundo de assuntos hospitalares, o professor Zoroastro Passos procurou dotar Sete Lagoas de um estabelecimento notável, demonstrando,  em todos os seus atos relativos ao atual empreendimento, uma grande parcela de boa vontade. Tendo residido aqui longos e utilíssimos anos, não se esquece um momento sequer da terra onde formou a auréola científica que lhe glorifica o nome, aqui conquistando amigos dedicados. O edifício, de aspecto moderno, tem lotação para 40 indigentes, possuindo duas enfermarias de 3ª classe e seis quartos de 1ª classe, sendo que um deles é apartamento. As instalações cirúrgicas constarão de três salas, havendo ainda local para raios x, laboratório e farmácia. IRMÃS DE CARIDADE PARA O HOSPITAL. E me diz mais o Dr. Márcio Paulino: - É pensamento da administração conseguir irmãs de caridade para o hospital e em construção estão alojamentos especiais para tal fim. Localizados em um dos mais belos recantos de Sete Lagoas, bem isolado e ventilado, servido por ótima água, a nova casa de caridade será, no gênero, uma das primeiras do interior do Estado. 


O CORPO MÉDICO. – O hospital será dirigido pelo Dr. Bernardo Alves Costa, que, apesar de moço, é um dos mais antigos e proficientes clínicos da zona. Sob tal direção, a nova casa de caridade de Sete Lagoas está fadada a um desenvolvimento notável, pois o seu diretor alia as qualidades de administrador eficiente a um longo e experiente tirocínio profissional. Integrado na nova obra, o Dr. Bernardo de Alves Costa não tem tido um momento de desfalecimento na efetivação de um anseio que o domina e que é quase contagioso. Radicado ao meio, descendente de família tradicional, a sua pessoa tem sido o leme verdadeiro nesta nobre iniciativa. Além do diretor, fazem parte do corpo clínico e cirúrgico do hospital todos os médicos da cidade: Dr. J. B. Avellar Campos, filho da terra, profissional operoso e inteligente; Dr. J. Affonso Viana, cujo concurso eficiente é uma garantia segura do êxito dos serviços confiados à sua capacidade médica; Dr. Ulisses Alves França, inteligência aprimorada e de grande cultura científica; e este seu criado, a quem está confiada, atualmente, a provedoria. 
O TERRENO – Informa-me o Dr. Márcio Paulino, já quase ao terminar nossa palestra – foi adquirido do Dr. José Duarte de Paiva, a quem está entregue a direção e a fiscalização das obras. Velho comerciante desta praça e grande benemérito desta terra, nenhum empreendimento aqui se concebe sem o valioso auxílio desse incansável lutador por Sete Lagoas. A prefeitura municipal, quando sob a direção do Deputado Nestor Fóscolo, veio em auxílio da grande iniciativa ao contribuir com uma parte apreciável do dinheiro para a aquisição do terreno. Também o monsenhor Messias de Senna Batista, vigário da paróquia, tem cooperado moral e materialmente para o completo êxito da obra. Outra figura que não pode ser esquecida pela atuação generosa em prol do hospital é a do coronel Américo Teixeira Guimarães, o tradicional coronel Américo, que Sete Lagoas tanto admira e estima e a quem muito deve. BLOCO ÚNICO E INDISSOLÚVEL. Terminando, fala-me mais o Dr. Márcio Paulino: - Não seria exagero de minha parte se mencionasse nas colunas de seu jornal o nome de toda a população de Sete Lagoas, que se fez em um bloco único e indissolúvel em torno desse grande ideal, que é a nova Casa de Caridade “Nossa Senhora das Graças”, cuja construção estará terminada dentro do curto espaço de 8 meses” (GAZETA DE PARAOPEBA, Ano 25º, Villa Paraopeba, 03-11-1935, Número 1.384).

Amauri da Matta

Veja Mais