Coluna Católica

SEMANA SANTA COM “THE CHOSEN”

24/03/24 - 09:00

Por Padre Evandro Bastos

A construção cultural e histórica de uma semana especialmente religiosa, ainda é muito presente em nossa sociedade. A palavra é “ainda” em função de uma análise que não precisa ser muito profunda, com rebuscados conhecimentos antropológicos, para avaliar que muitas tradições vão se perdendo, dando espaço para outros elementos socioculturais que emergem. Ademais, está no calendário, o que cria obrigatoriedade, mas muitos trabalhadores esperam ansiosos pela “folga da semana santa”.


Aquilo que para nós cristãos tem caráter de dias santos, já não produz vozes e ecos na realidade corrida e desenfreada dos que vivem pelo lucro e poder. A proposta da fé caminha na contramão de um mundo cada vez mais individualista e desumano. O itinerário da esperança de conversão, tem perdido espaço para os eventos sociais e práticas mais identificadas com trilhas de “tempos líquidos”, enfraquecidos pelo efêmero anseio por descansar e curtir esses dias.
Talvez a reflexão a ser feita esteja na revisão do sentido que as práticas da semana da fé cristã apresentam para um mundo em mudanças. É evidente a necessidade de ofertas pastorais e exercícios espirituais que dialogam com a dignidade, a transformação das realidades, a amizade social, o valor das diversidades, as demandas reais que a vida apresenta. Nessa contramão Jesus caminhou! Não exigindo que as pessoas se adequassem aos costumes de sua época por mera tradição. Antes, que encontrassem sentido para a vida real.


Um grupo de amigos, bem jovem e de muita fé, apresentou uma proposta de semana santa completamente divergente do programa da paróquia onde residem. Eles vão rever episódios de “The Chosen”, a cada dia da semana, e depois sairão para o encontro com outros jovens dispostos a discutirem cenas que falam da série para a realidade em que vivem. Não me espantei! A juventude tem sido o Cristo mais angustiado no Monte das Oliveiras diárias que tenho encontrado. Perdida entre julgamentos, ameaças, inseguranças com o amanhã e incertezas quanto as esperanças. Que essa SEMANA SANTA seja oportunidade para o crescimento da reflexão, do amadurecimento da fé, da prática humanizada do CRISTO VIVO!
 

Padre Evandro Bastos

Teste