Saúde Neurológica

Atraso de fala nas crianças: Quando os pais devem se preocupar?

30/09/22 - 16:30

Por Dra. Soraia Moura Goulart

Atraso da linguagem é o tipo mais comum de atraso no desenvolvimento. Estima-se que 1 a cada 5 crianças terão atraso em alguma área da linguagem.  Atrasos de fala podem ser temporários, sendo alguns casos   resolvidos através de estimulação dada pela própria família , como incentivar seu filho a “ conversar ” com você através de  gestos e sons e também é essencial que retire as telas e passe mais tempo brincando, lendo e conversando com seu filho.   
Caso não haja evoluções na comunicação com estimulação descrita acima , é importante procurar especialista para  investigar  outras causas de Atraso na fala .
O atraso de linguagem pode ser: receptivo (quando a criança apresenta dificuldade para entender a linguagem) ,  expressivo( dificuldade em comunicar verbalmente) ou combinação de ambos.

Causas do atraso de linguagem
Os atrasos de linguagem nas crianças  há várias causas . Em alguns casos, mais de um fator podem contribuir para o atraso na fala.   Como:
-Deficiência auditiva,
- Transtorno do Espectro Autista ( TEA)  
-Deficiência intelectual, 
- Dislexia e dificuldades de aprendizagem, 
- Alteração na anatomia da língua(ex: freio de língua curta) 
- Parto prematuro; baixo peso ao nascer e histórico familiar de alterações de fala e/ou linguagem entre outras 
-Alterações genéticas 
 Sinais de Alerta do  Atraso na fala 
Em qualquer idade:
•    Crianças que não reagem aos sons ou que não balbuciam ou produzem sons com a voz
Entre 1 e 2 anos de idade:
•    Dificuldade de compreender frases ou solicitações verbais
•    Não tentar imitar sons ou palavras
•    Preferir gestos do que a voz para se comunicar
Após os 2 anos:
•    Não produzir palavras ou frases espontaneamente
•    Repetir palavras sem sentido para a comunicação 
•    Tom de voz mais anasalado
•      Os pais tem dificuldade de compreender o que a criança diz na maior parte das vezes em que fala.
 Diagnóstico e o Tratamento :
Dependerão de avaliações especializadas   que inclui profissionais da área medica como Pediatra, neurologista, e/ou otorrinolaringologista  em conjunto com fonoaudiólogo. 
Em muitos casos há necessidade de investigação clínica e exames complementares para melhor definição do real motivo do atraso na fala .
 Cada vez mais   pesquisas científicas demostram que intervenção precoce assim que sinais de atrasos no desenvolvimento começam a ser detectados nas crianças , melhores serão os resultados a curto, médio e longo prazo . Isso ocorre devido a neuroplasticidade (capacidade do cérebro de moldar e se adaptar em nível estrutural e funcional ao longo da vida mediante a estímulos recebidos e experiências vividas) que é importantíssima  nos primeiros anos de vida , quando o cérebro é ainda mais plástico( maleável) com maior capacidade para desenvolver novas habilidades e competências através da estimulação . A intervenção precoce pode mudar o futuro da criança possibilitando melhores condições para independência, funcionalidade e qualidade de vida! 
Por isso, quando algum Sinal de Alerta do Atraso na fala   for identificado, procure o especialista para que uma avaliação detalhada possa ser realizada e seu filho não perca um tempo precioso de se desenvolver .

imagem

 

Dra. Soraia Moura Goulart

Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil
Preceptora de Neuropediatria da Residência
Médica de Pediatria do Hospital Mun. de Contagem
Instagram: @drasoraiagoulart
Facebook: consultoriodraSoraiaMouraGoulart
Consultórios:

Sete Lagoas , BH e Contagem : 4113-2045 / 99872-9751